7 estratégias para manter os melhores colaboradores
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7 estratégias para manter os melhores colaboradores

Retenção de Talentos

retenção de talentos

Atualmente o termo “retenção de talentos” está em destaque. Em mercados mais agitados, como é o caso das ITs, conseguir reter talentos é um desafio para as empresas. Investimos muito tempo a formar pessoas e a prepará-las para as suas funções, mas quando o colaborador decide sair da empresa, gera-se algum prejuízo, no sentido em que é preciso mais tempo/dinheiro para encontrar outro talento para a vaga e formá-lo para a sua função.

O que fazer para que os talentos queiram trabalhar na sua empresa?

Esta pergunta está aberta a muitas respostas, uma vez que as motivações podem ser pessoais, mas, ao pensar no geral, o que o faria querer ficar na empresa onde trabalha? O que será que as empresas que estão na lista das melhores empresas para trabalhar em Portugal fazem de diferente?

Salário emocional

Sabemos que, atualmente, o salário não é o mais importante, as pessoas querem mais que isso, o tal “salário emocional”. Um clima organizacional saudável, que gera um bom ambiente corporativo, onde há respeito e reconhecimento entre os colaboradores. O gestor/líder tem que criar um ambiente que estimule os seus talentos a pensar e inovar, oferecendo oportunidades.

Criação de um plano de carreiras

Apesar de se falar nisto há muito tempo, continua a ser bastante necessário. Fazer com que o colaborador entenda a história da empresa e queira fazer parte do seu crescimento. Conhecer os pontos fortes e os pontos de evolução dos seus colaboradores, através da avaliação de desempenho, com o intuito de desenvolver planos realistas. O colaborador pode sentir-se mais seguro, e isto ajuda a gerir as suas expectativas e o crescimento profissional.

Investir numa política de incentivos para o colaborador

A forma mais comum de incentivo é a participação nos lucros, mas pode não ser só isso. Periodicamente podem ser realizados sorteios de livros ou de “day use”, por exemplo, caso a sua empresa fabrique produtos, podem ser os próprios produtos, ou até mesmo os de parceiros. Não precisam de ser prémios grandiosos, como um cruzeiro na Grécia (claro que se a empresa tiver condições de o fazer é ótimo), podem ser pequenas ações, o importante é que haja consistência na periodicidade e que seja transparente na maneira como é feito, para que não gere sensações de injustiça. Estes incentivos têm que ser bem comunicados e partilhados para que todos tenham acesso a saber quem foi o eleito.

Estar atento à qualidade de vida do seu funcionário

Imagine que acabou de ter um filho, quão bom seria ter um berçário no seu trabalho? Claro que nem todas as empresas têm condições físicas e financeiras para isto, podemos então pensar em ações menores, mas de impacto positivo como, por exemplo, grupos de prática de desporto, ou a parceria de descontos no ginásio, ou até mesmo, quem sabe, trocar algumas cápsulas de café por frutas. As ideias têm que ser sempre práticas e de acordo com as necessidades dos seus colaboradores, assim, conheça-os bem! Pois não adianta criar um programa de combate ao cigarro se ninguém fuma na sua empresa.

Integração

A integração de um novo membro na equipa é um ponto a ser trabalhado por grande parte das empresas. Trabalhar num ambiente novo exige algum tempo para se habituar. Onde posso encontrar papel? A quem me devo dirigir quando precisar de sair mais cedo? Como devo atender uma chamada? Onde fica a casa de banho? Perguntas simples que poderiam ser solucionadas através de um Manual de Acolhimento, contendo as questões práticas, funções, deveres e burocracia, bem como um colega de trabalho que lhe apresente as instalações da empresa e  ajude a integrá-lo com os outros membros da equipa. Estas ações podem ajudá-lo a compreender a cultura da empresa, a sentir-se parte da equipa, a criar relacionamentos interpessoais e aumentar a sua motivação. A Google é uma das melhores empresas do mundo para trabalhar, se quiser, pode ver aqui um vídeo da primeira semana dos novos estagiários, vale mesmo a pena!

Horário flexível

Os trabalhadores, cada vez mais, valorizam o seu tempo e como este é gasto. Investir numa política de horários flexíveis é uma boa solução. O colaborador sabe que tem que fazer 40h por semana, porque não escolher, o próprio, como serão feitas? Dar liberdade ao colaborador aumenta a sua produtividade.

Formação

Valorize e invista no que “já é da casa”. Invista em formação profissional, desenvolva as competências e aumente a qualificação do seu funcionário. Aumente os resultados e diminua a rotatividade da sua equipa investindo, por exemplo, numa academia de formação, onde os membros da equipa são formados pelos melhores colaboradores da própria empresa, favorecendo a troca de experiência e a valorização dos mesmos.

Por fim, aposte na sua equipa. Esteja próximo dos colaboradores, conheça a equipa, seja um canal aberto de comunicação, ouça-os, ofereça feedback e reconheça-os. Os talentos altamente qualificados estão cada vez mais escassos no mercado, por isso, valorize os seus e, se ainda não tem os que gostaria, treine-os, desenvolva-os. Aposte na gestão da felicidade. Acredite, a gestão da felicidade pode ser altamente lucrativa!

 

Artigo de opinião, Bianca Lima Santos

 

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