Gestão de Carreira: Como começar?
Ligue já 910 932 815

Gestão de Carreira: Como começar?

Como funciona o processo de Gestão de Carreira?

Gestão de Carreira

Alguma vez já parou para pensar sobre a sua carreira? Já colocou as suas próprias metas, objetivos? Projetou o cargo dos sonhos, mas não sabia como fazer para conquistá-lo? É sobre isso que iremos falar neste artigo, sobre a sua Gestão de Carreira.

Artigo de opinião, Bianca Lima Santos

Como surgiu a Gestão de Carreira?

A Gestão de Carreira, ou outplacement, surgiu como uma prática que procurava dar resposta à necessidade de empregar os militares que retornavam da 2ª Guerra Mundial nos EUA. Na década de 70, houve um crescimento significativo na Gestão de Recursos Humanos, devido ao vasto nível de pessoas desempregadas, ganhando cada vez mais força com o passar dos anos. A Gestão de Carreira vem sendo moldada de acordo com as necessidades que o mercado apresenta, estando em constante mudança dada as especificidades do mercado atual.

A discussão desse tema envolve duas vertentes: uma foca-se na organização e a outra centrada no indivíduo. Neste artigo focaremos o segundo ponto, o indivíduo.

A carreira sofreu grandes alterações com a passagem dos anos. A transição de uma sociedade agrária para uma sociedade industrial, período onde as pessoas que trabalhavam nas fábricas tinham baixas condições de trabalho, sem formações e com atividades repetitivas. Após a 2ª Grande Guerra, já com algum avanço das tecnologias, passamos para a fase onde as pessoas começaram a pensar sobre o desenvolvimento das suas carreiras, quais eram os seus interesses, a temática saúde mental já começava a chamar atenção, que foi um grande avanço, contudo, o trabalho ainda é hierárquico e burocrático. Até que chegamos ao nosso atual cenário, a era digital-global, onde o trabalhador espera que a sua carreira esteja alinhada com o seu propósito de vida e suas crenças pessoais, é o balanço entre a sua vida e a sua carreira, o chamado Life Design. Após ler estas evoluções, consegue identificar qual o momento em que está? Encontra-se num registo mais fabril, ou já começou a refletir sobre o seu Life Design?

Quem pode recorrer à Gestão de Carreira?

Evolução de carreira à parte, saiba que podemos pensar na nossa carreira até mesmo antes de ter uma. Um jovem que ainda não iniciou o seu percurso profissional, não tendo experiência, pode recorrer a este serviço quando pretender planear o que irá fazer projetando-se numa lógica de médio/longo prazo. Bem como uma pessoa com mais experiência, que esteja a planear fazer uma transição de carreira, esta é uma boa escolha.    

Como começar?

É necessário antes de começar a pensar em gerir a carreira, estabelecer objetivos para a sua carreira, um plano, que irá variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu nível de autonomia, e tendo em consideração os seus ciclos de vida, seja ele biossocial, profissional ou familiar. Caso não consiga pensar em tudo isto sozinho, uma vez que é bastante complexo e muitas vezes não conseguimos manter um distanciamento crítico da situação em que nos encontramos, um consultor especializado em Gestão de Carreira pode ajudá-lo nesta jornada.

Bússula

Diagnóstico de Potencialidades

Então para começar, conheça-se, é muito importante conhecer-se e saber quais são os seus pontos fortes e como pode utilizá-los para concretizar os seus objetivos. Quem sou eu? O que eu quero? Quais são os valores importantes pra mim? A propósito, é preciso se conhecer para traçar os seus objetivos, por isso, o autoconhecimento é fulcral para o processo de gestão de carreira.

Marketing Pessoal

Saiba construir o seu marketing pessoal, fazer com que as pessoas entendam a mensagem que quer passar, valorizando os seus pontos fortes e tornando mais discretos os pontos a serem trabalhados, seja através do pitch, do seu CV, da sua carta de apresentação, ou até mesmo da sua página nas redes sociais, como no Linkedin.

Estudo de Mercado

Conheça o mercado, se quer mudar de empresa, ou de cargo, é preciso fazer uma pesquisa e conhecer a fundo sobre o mercado onde se quer inserir e conseguir adaptar-se a cada segmento alvo que é determinado. Saber alinhar os seus objetivos às tendências do mercado.

Estabelecer uma rede de contactos

Construa uma rede de contactos, o famoso networking. Conheça pessoas e aumente a sua rede, mas não só, ative a rede que já possui, entrando em contato com antigos colegas, num tom de conversa e de maneira positiva, comunica o seu ponto de situação. Uma boa estratégia de aumentar a rede de contatos é ir a eventos sociais, ou da sua área de interesse.

Preparar a entrevista

Caso precise participar numa entrevista, prepare-se! Esta é a oportunidade que o entrevistador tem de o conhecer melhor, saiba aproveitar. Melhore a sua performance, potencialize o que tem de melhor.

A sua Proposta de Valor

Saiba qual é o seu valor, além de ter definida a sua proposta de valor, aqui é necessário saber negociar. Numa boa negociação todos ganham, mas é necessário que tenha claro quais são os seus objetivos e as suas prioridades.

Conquista de um novo cargo, ou emprego, é a última fase de todo o processo de gestão de carreira.

Como pôde perceber a gestão de carreira é um planeamento com etapas que é desenvolvido a partir das suas próprias experiências, habilidades, interesses, valores e metas que podem ser alcançadas a curto, médio ou longo prazo.

A Gestão de Carreira não é um processo rígido, pelo contrário, é um processo mutável, faz parte da nossa construção como seres humanos ter novos interesses, querer ter novas experiências, traçar novas metas e construir novos objetivos.

 

Se quer dar um novo rumo à sua empresa ou carreira fale connosco hoje mesmo!

Formulário de contacto