O mercado necessita de si! Vamos mudar vidas?
Ligue já 910 932 815

O mercado necessita de si! Vamos mudar vidas?

Não chega criar projectos remediadores, temos de inovar na prevenção!

SAGAZ 2017

O desfasamento entre o que o sistema de ensino produz e o que o mercado necessita, explica, em parte, o porquê de ser tão difícil encontrar pessoas para algumas vagas e ser tão complicado para imensas pessoas encontrar uma oportunidade de trabalho!

Como tal, já são imensas as empresas que criaram as suas próprias academias. A equipa ALENTO, que antecede a própria criação da ALENTO (em 2012), desde 2009 que presta consultoria à CONDURIL Academy, um projeto alvo de reconhecido sucesso, em Angola, e agora expandido para Moçambique.

Não chega criar projetos remediadores, temos de inovar na prevenção!

A ALENTO, ciente do supracitado, em 2013, criou um projeto com o objetivo de reduzir o dito desfasamento, aproximar jovens, empresas, universidades e contribuir para uma maior taxa de empregabilidade com profissionais mais realizados.

Descubra como pode fazer parte desta comunidade que faz de um projeto de Mentoring, vestido com os termos de “Mestre” e “Aprendiz”, uma comunidade com mais de 100 elementos ativos e que já influenciou centenas de pessoas ao longo de 5 edições.

Tudo começou quando, com 16 anos, encontrei uma professora de matemática que mudou a minha vida. Não só pelo conhecimento técnico que construiu mas, acima de tudo, por ter restaurado os níveis de confiança e ter apresentado um novo mundo lúdico-cultural que influenciou o resto da minha vida, nomeadamente, nas pessoas que conheci e que se tornaram igualmente determinantes.

Terei de destacar, forçosamente, um produtor de eventos, por todo o seu conhecimento a nível comunicacional, em produção de eventos e na  gestão de pessoas e por ter desenvolvido o meu lado melómano; e uma autarca muito especial que tem um talento particular para perceber e confiar no alcance de ideias fora da caixa, mesmo de um jovem que não conhecia de lado nenhum!

É assim que nasce o SAGAZ!

Da minha vontade de devolver ao mundo tudo o que me deu e continua a dar. Foi tão importante ter começado a experimentar o mundo laboral aos 17 anos e ter tido “Mestres” de vida que me influenciaram positivamente a nível social, cultural, lúdico, formativo e académico, na transição para a vida profissional e sua continuidade, que eu não podia apenas ficar grato aos mesmos. Eu senti que tinha de proporcionar essa experiência ao maior número possível de jovens.

Desde 2013, centenas de jovens tiveram a oportunidade de participar no SAGAZ, um programa de Mentoring que faz dos Profissionais, das mais diversas áreas de mercado, Voluntários.

Este programa criado pela ALENTO, patrocinado pela Câmara Municipal de Lousada e pela Câmara de Celorico de Basto, baseado no Voluntariado Preventivo, chama aos profissionais de “Mestres” e aos Jovens que estão a terminar o Secundário de “Aprendizes”.

O SAGAZ pretende recuperar o espírito do Mestre e do Aprendiz. O Mestre dará conselhos ao seu Aprendiz para que ele se torne numa pessoa mais completa e valorizada nas diferentes vertentes da sua vida, orientando-o relativamente ao seu percurso formativo, lúdico, cultural, académico, social e profissional, preferencialmente, ao longo de 3 a 5 anos.

Necessitamos de 30 Voluntários para se tornarem “Mestres” de 15 jovens, em Lousada, e de outros 15 jovens, em Celorico de Basto.

Será oferecido a centenas de jovens um Kit-Emprega-te e, aos 30 finalistas, um Programa de Gestão de Carreira. Cada evento conta ainda com 16 palestras dadas pelos “Mestres” e por um Orador da ALENTO.

A organização do evento apela a que todos os profissionais que queiram fazer parte desta comunidade e experimentar a sensação de serem "Mestres" contactem a ALENTO.

Se tem no mínimo entre 3 a 5 anos de experiência profissional, quer fazer voluntariado preventivo, ajudar a mudar vidas e pertencer a uma comunidade que, neste momento, conta com mais de 100 pessoas a trabalhar e a estudar nas áreas mais diversas, então é altura de “SER SAGAZ”.

Leia aqui o testemunho da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lousada, Dr.ª Cristina Moreira e encontre, neste artigo testemunhos de Mestres e Aprendizes de edições anteriores do SAGAZ.

 

Artigo da autoria de Artur Moura Queirós

Se quer dar um novo rumo à sua empresa ou carreira fale connosco hoje mesmo!

Formulário de contacto