SAGAZ - Voluntariado Preventivo através do Mentoring
Ligue já 910 932 815

SAGAZ - Voluntariado Preventivo através do Mentoring

Quer fazer Voluntariado? Inscreva-se no SAGAZ!

Desde 2013 centenas de jovens tiveram oportunidade de participar no SAGAZ, um programa de Mentoring que faz dos Profissionais, das mais diversas áreas de mercado, Voluntários.

Este programa criado pela ALENTO e patrocinado pela Câmara Municipal de Lousada é de inspiração Autobiográfica, chama aos profissionais de “Mestres” e aos Jovens que estão a terminar o Secundário de “Aprendizes”, tal como era corrente há umas dezenas de anos.

O SAGAZ pretende recuperar o espírito do Mestre e do Aprendiz. O Mestre dará conselhos ao seu Aprendiz para que ele se torne numa pessoa mais completa e valorizada nas diferentes vertentes da sua vida, orientando-o relativamente ao seu percurso formativo, lúdico, cultural, académico, social e profissional, preferencialmente ao longo de 3 a 5 anos. Segundo Cláudia Carvalho, Advogada, “Mestre do SAGAZ” em 2014 e 2015, “O facto de os mestres darem tudo de si a jovens adolescentes com uma incerteza muito grande no futuro, ajuda-os a encarar os obstáculos com uma nova perspetiva, faz do SAGAZ um excelente programa de voluntariado.”

O jovem ganha uma oportunidade única de orientação e o empresário ganha um profissional moldado à sua empresa, demonstrando a sua responsabilidade pessoal. A Luciana Martins, “aprendiz” do SAGAZ 2014, disse-nos “Isto é o que eu mais gosto no SAGAZ, a oportunidade que nos dá de ter um acompanhamento privilegiado ao longo do nosso percurso académico. Ao longo das três sessões do sagaz a que já assisti aprendi muito sobre o que nos faz ser bons profissionais, o que nos faz marcar a diferença em vez de ser mais um, a diferença entre um chefe e um líder, o que distingue um grupo de uma equipa, aprendi que não é tão fácil assim vingar na área que escolhemos. Tem sido ótimo fazer parte desta iniciativa.”

Todos os anos são convidados 15 Profissionais para, voluntariamente, fazerem Mentoring a 15 Jovens. O “Mestre” Diogo Sousa, disse-nos que o que mais lhe agrada no SAGAZ “é a possibilidade de apoiar jovens em fases de vida tradicionalmente difíceis. O momento em que participam no programa é habitualmente exigente na medida em que se afiguram escolhas que podem condicionar o resto das suas vidas.”

Dado o sucesso do SAGAZ, este ano para além da autarquia de Lousada, que sempre apoiou este projeto, Celorico de Basto também quis aderir, o que duplica o nosso desafio. Assim, necessitamos de 30 novos Voluntários para se tornarem “Mestres” de 15 jovens em Lousada e de outros 15 jovens em Celorico de Basto. A “Mestre” Carla Duarte, Consultora Financeira, já esteve presente em duas edições e quer estar presente também em 2016, segundo palavras da própria “é um excelente programa de voluntariado, uma vez que permite aos aprendizes o contacto com o mundo profissional e empresarial, coisa que não acontece nas Universidades e dado o elevado nível de stress e falta de tempo das pessoas/empresários, é cada vez mais difícil os alunos terem acesso ao mundo do trabalho enquanto estudantes.”

Perguntamos à Diana Costa, “Aprendiz” do SAGAZ 2015 se o projeto devia continuar, a resposta foi inequívoca, “Claro que sim! Só faz sentido que continue! Um dia também quero ser mestre de alguém.”

Já o Diogo Babo, “Aprendiz” do SAGAZ 2015 disse-nos que o que mais gosta no SAGAZ é “os mestres acreditam que nós “Aprendizes” somos especiais que realmente podemos chegar longe na nossa carreira e isso dá-nos motivação e força, dá vontade de continuar a seguir os nossos sonhos, os nossos objetivos.”

Serão oferecidos a centenas de jovens um Kit Emprega-te e aos 30 finalistas um Programa de Gestão de Carreira. O evento conta ainda com 16 palestras dadas pelos “Mestres” e por um Orador da ALENTO.

A organização do evento apela a que todos os profissionais que queiram fazer parte desta família e experimentar a sensação de serem "Mestres" contactem a Câmara Municipal de Lousada ou a ALENTO.

Se quer dar um novo rumo à sua empresa ou carreira fale connosco hoje mesmo!

Formulário de contacto