As 7 Competências mais Valorizadas pelas Empresas
Ligue já 910 932 815

As 7 Competências mais Valorizadas pelas Empresas

7 Soft Skills para o Sucesso

Competências Valorizadas pelas Empresas

Existem competências que são transversais a todas as funções, conhecidas como softs skills, e que são valorizadas dentro das organizações, sabe quais são?

Artigo de Opinião, Bianca Lima Santos

 

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, não basta apenas ter competências técnicas para conquistar um trabalho e manter-se nele é preciso ir além, desenvolver as softs skills é importante para a sua gestão de carreira. Estas competências não são aprendidas na faculdade, são competências comportamentais e sociais que o profissional possui e que estão estreitamente associadas às habilidades mentais e emocionais, por isso, não existe uma cadeira de desenvolvimento de soft skills, o que seria bastante interessante, mas, estas são difíceis de ser ensinadas e/ou medidas, correspondendo muitas vezes às experiências de cada pessoa e do próprio desenvolvimento pessoal e profissional, o que nos leva a refletir do porquê de serem chamadas de soft e não de hard, dada a sua complexidade.

Aqueles que possuem o maior número de competências técnicas na sua área e as consegue aliar às suas softs skills destacam-se dos demais, é o “algo a mais” que o mercado valoriza. Listo então 7 competências que são transversais a todas as áreas do conhecimento e que são valorizadas pelo empregador:

 

Trabalho em equipa

As pessoas que possuem a capacidade de trabalhar em equipa têm a perceção de que “juntos somos mais fortes”, é importante que todos trabalhem de forma interdependente para um objetivo em comum. Alguém que saiba trabalhar em equipa é flexível, valoriza as ideias de cada um, sabe identificar os conflitos existentes e consegue adaptar-se às necessidades e objetivos do grupo.

 

Aprendizagem Contínua

Aprendizagem Contínua é a capacidade de estar disponível para aprender, de ser curioso, de procurar feedback, de querer desafiar-se e, mais do que isso, de encarar os desafios como oportunidades que o farão aprender. A aprendizagem contínua implica a procura por cursos de atualização, por novos conhecimentos, estando quase sempre bem informado e interessado em fazer melhor.   

 

Relacionamento interpessoal

Esta é uma competência que se ouve bastante em contexto organizacional, pois influencia significativamente na trajetória de crescimento na empresa. Desenvolver um bom relacionamento interpessoal implica a criação de laços afetivos, ter empatia pelos colegas, colaborar coletivamente com os projetos existentes e minimizar os conflitos.

 

Proatividade

Ser proativo implica estar à frente das demandas. Já ouviu falar daquelas pessoas que só falam e não agem? Essas pessoas não desenvolveram esta competência! Pois o proativo sai do discurso e põe em prática, ele possui visão de futuro e responsabilidade de planear, com foco, e capacidade analítica para tomar decisões e alcançar os objetivos.

 

Comunicação assertiva

A Comunicação assertiva é a capacidade de conseguir expressar-se bem, ser diretivo e claro, fazendo com que a mensagem seja entendida pelos colegas e clientes. A comunicação não está apenas associada à oralidade, a comunicação não verbal também faz parte da comunicação assertiva. É importante saber “quando” e “como” expor as suas ideias e opiniões, respeitando sempre o espaço do outro. A escuta ativa é uma excelente técnica de comunicação, escutar ativamente implica assegurar-se que o ouvinte interpreta e compreende totalmente o significado das mensagens. Atenção, deve-se ter cuidado com a linguagem e evitar falar do que não sabe, ou mentiras, aqui é importante ter conhecimento da mensagem que quer passar, use a empatia.

 

Adaptabilidade

Como o nome já sugere, está relacionada com a capacidade de se adaptar de acordo com as necessidades, situações e circunstâncias. A adaptabilidade exige que a pessoa saiba gerir bem as mudanças, pois a mudança está presente em todos os momentos da nossa vida. Uma pessoa que possua esta competência, consegue reagir de forma assertiva às mudanças nos mais variados contextos de vida e encara a mudança como possibilidade de crescimento.

 

Liderança

Liderar pessoas ou equipas é simplesmente extrair o melhor que cada talento pode oferecer, mas não é uma competência fácil, e está associada a outras softs skills, como o trabalho em equipa, a escuta ativa, a comunicação assertiva e a aprendizagem contínua. O líder é a pessoa que gera na equipa sentimentos e emoções capazes de estimular resultados positivos, o líder é a pessoa que mostra como se faz e está sempre no processo de acompanhamento. Saiba também que para ser líder não precisa possuir um cargo de gestão, a liderança pode ser empregue independentemente do cargo ou da função.

 

Bónus - Resiliência

Não me contive em listar apenas 7 soft skills, deixo aqui uma competência extra, a resiliência.

Resiliência é a capacidade de resolver problemas e adaptar-se às mudanças no ambiente resistindo a pressão que as situações podem oferecer. É saber enfrentar os obstáculos, e recuperar o equilíbrio para seguir em frente e impor novamente a ordem. Não se nasce resiliente, é uma competência que é aprendida ao longo da nossa vida, que permite reconstruir-nos.

 

Apesar da lista não possuir uma ordem que deva seguir, muito provavelmente deve ter percebido que possui umas mais desenvolvidas do que outras, sendo assim, uma dica importante é perceber quais são as softs skills que possui e valorizá-las, deixar que se sobressaiam e, ao mesmo tempo, perceber as que não possui ou não estão bem desenvolvidas e  trabalhar na sua melhoria, afinal, ninguém consegue ser bom em tudo!

 

Se quer dar um novo rumo à sua empresa ou carreira fale connosco hoje mesmo!

Formulário de contacto