5 Vantagens de Contratar uma Consultoria Organizacional para PMEs
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5 Vantagens de Contratar uma Consultoria Organizacional para PMEs

Aumentar a Produtividade e a competitividade no mercado

Consultoria Organizacional

Não pense que contratar uma consultoria é um privilégio das grandes empresas, não mesmo!

Artigo de opinião, Bianca Lima Santos

 

Sabia que 99,9% das empresas instaladas em Portugal são PMEs? Isto significa que apenas 0,01% são grandes empresas. Gerir uma organização não é uma tarefa fácil. As PMEs podem conviver com uma grande quantidade de problemas, o empresário ou o gestor passa grande parte do seu tempo dedicado à resolução dos mesmos, como se fosse um bombeiro constantemente a apagar incêndios, que surgem das mais diversas áreas da organização, como por exemplo, vendas insuficientes, falta de mão de obra qualificada, ou quando, simplesmente, não consegue tomar uma decisão. São estas situações, comuns no dia-a-dia de uma empresa, que a ajuda externa se torna eficaz.

Para mostrar que a consultoria externa é uma grande aliada do seu negócio, listo aqui 5 vantagens de contratar uma consultoria organizacional para PMEs, que irão fazer com que queira essa ajuda especializada para a sua empresa, de forma a alavancar com o crescimento:

 

1. VISÃO NEUTRA

 

O consultor externo é um especialista que possui visão neutra. Numa empresa pequena as rotinas já estão bem consolidadas e torna-se mais difícil uma pessoa da equipa avaliar e trazer possíveis soluções para os problemas que, por vezes, persistem há anos. Assim, uma pessoa de fora, com experiência, terá um olhar diferenciado. Alguns donos de empresa podem pensar “Fundei a empresa com o meu suor e agora vem uma pessoa de fora dizer o que devo fazer?”, bem, para realizar este tipo de serviço a gerência tem que estar disposta a colaborar e a fornecer informações para que o consultor conheça bem a organização da empresa e a sua cultura e clima organizacional. O consultor não pode ser visto como um “intruso”, ele tem que ser visto como um profissional que tem experiência a acrescentar e que trará mais valias para a organização, é uma pessoa que estará ali temporariamente “dando tudo” pela equipa.

 

2. POUPANÇA DE TEMPO E FOCO NO OBJETIVO

 

Tempo é dinheiro! Tentar realizar um diagnóstico que, na maior parte das vezes, não conseguirá ser feito internamente de maneira eficaz por estar envolvido na situação, reflete-se numa perda de tempo, pois esse mesmo diagnóstico acaba por ser adiado ou até nunca chega a ser finalizado. No que toca a concretizar objetivos não há espaço para “fica para logo”. O consultor está disponível, com total dedicação e experiência para ajudar e com um prazo de tempo previamente estabelecido, focado e sem distrações.

 

3. TOMADA DE DECISÃO

 

Pequenas empresas possuem um número reduzido de colaboradores, com isso também há menos lideranças, muitas vezes as decisões e responsabilidades estão centralizadas numa só pessoa. O empresário ou gestor pode-se sentir inseguro para decidir sobre algo, pode ter muitas informações mas não saber o que fazer, pode não se sentir seguro para dar um passo importante por ter muitas peças móveis envolvidas. A consultoria, através da análise de problemas e tomada de decisão, irá fazer o diagnóstico e fornecer soluções para os problemas, dando conselhos com o intuito de evitar eventuais erros. Mas não só, também irá acompanhar as mudanças com estratégias de gerenciamento de projetos. Assim, o empresário ou gestor irá sentir a sensação de segurança, pois não estará sozinho.

 

4. PLANEAMENTO ESTRATÉGICO

 

Planear faz parte da rotina das empresas, principalmente quando se trata de PMEs que estão num mercado altamente competitivo, concorrendo não só com as empresas da sua dimensão, mas também com grandes empresas. Conhecer a fundo o mercado e apresentar um posicionamento diferenciado faz toda a diferença. Para este tipo de planeamento é necessário pesquisas aprofundadas, que requerem tempo e dedicação, que o empresário ou gestor pode não ter disponível. Os consultores que são contratados com esse objetivo, irão usar a sua experiência e o seu tempo exclusivamente para planear estrategicamente atividades que contribuam com as necessidades já diagnosticadas.


 

5. INVESTIMENTO NO CAPITAL HUMANO

 

Para uma empresa crescer é importante ter toda a equipa a trabalhar para isso. Numa pequena empresa, com recursos humanos reduzidos, pode ser pedido ao colaborador que desempenhe funções que não se alinham com o seu cargo, ou, simplesmente, que impliquem um perfil de competências ou características fulcrais para desempenhar a função que o colaborador não tenha desenvolvido. A consultoria identifica e oferece possíveis opções de mudança de modo a reorganizar os colaboradores, tornando o trabalho mais eficiente e com maior qualidade, ou seja, as pessoas certas nos lugares certos.

 

Estas são apenas 5 vantagens de uma infinidade de melhorias que uma consultoria pode realizar junto da sua empresa, com o objetivo de a tornar mais competitiva. Perceba que para contratar uma consultoria não é preciso que a sua empresa esteja à beira da falência, como se o consultor fosse a “última esperança” para salvar o seu negócio. Podemos pensar num cenário melhor, o consultor organizacional pode auxiliar na tomada de decisão de abrir uma nova filial, ou no lançamento de um novo produto para o mercado. O que quero dizer é que a consultoria organizacional pode ser requisitada nos bons e maus momentos, pois o consultor irá propor soluções adequadas ao momento que a empresa está a vivenciar.

Contratar uma consultoria é, em muitas situações, indispensável, por isso encare como um investimento que trará retorno positivo.

 

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