Certificação em Gestão de Carreira
Ligue já 910 932 815

Certificação em Gestão de Carreira

Trabalha ou pretende trabalhar na área da Psicologia vocacional e do desenvolvimento da carreira? Sim? Então este texto é para si!

Certificação em Gestão de Carreira

Nos últimos 10 anos conheci e conversei com muitos psicólog@s, professores e estudantes dos ensinos secundário e superior, verificando que uma esmagadora maioria desconhecia a existência de um serviço denominado Outplacement. Os professores, após participarem em palestras ministradas por mim e/ou meus colegas referiram e reiteraram que fazia imensa falta aos seus alunos terem mais momentos de aprendizagem centrados nesta temática. Os estudantes diziam e, ainda dizem, que não imaginavam a quantidade de áreas e instrumentos que existem para explorar para além de otimizar o seu Curriculum Vitae, carta de apresentação e Pitch. E, por último, os Psicólogos e Psicólogas que trabalham em contextos escolares e/ou em entidades dedicadas à empregabilidade manifestavam uma vontade assinalável em aprender mais sobre Marketing Pessoal e Profissional, Estudo de Mercado, Networking e Plano de Lobbying, Gestão da Imagem pessoal e profissional, Saber estar em entrevista, Negociação e Transição de Carreira.

Os/as colegas que já fizeram esta Certificação revelaram surpresa e entusiasmo perante a profundidade dos temas supracitados, mas, acima de tudo, ficaram impressionados com o quanto esta área é da competência de psicólog@s ao constatarem a necessidade de trabalhar temas como, por exemplo, a importância do uso de processos de: autoeficácia e crenças de autoeficácia; conquistas de performance de sucesso; aprendizagem vicariante; expressão emocional; persuasão verbal e/ou social; avaliação da maturidade de carreira e da adaptabilidade de carreira, processo de tomada de decisão (vocacional e de carreira); uso de metáforas em gestão de carreira; e criação de rapport.

Se ainda não sabe porque é que necessita desta Certificação, pode, desde já, ficar com uma convicção: a Gestão de Carreira precisa de si, precisa de psicólog@s para intervir em contexto de desenvolvimento de carreira.

Se trabalha na área da Psicologia vocacional e do desenvolvimento de carreira esta Certificação é um importante complemento à formação de todos os psicólog@s que não tiveram formação e/ou experiência na perspetiva do Outplacement Individual e/ou Coletivo.

Para além de lhe possibilitar o aumento do conhecimento técnico e instrumentos na ótica da procura ativa de emprego que complementam e evoluem o habitual trabalho realizado em serviços de orientação vocacional, permite-lhe também evoluir as suas competências de gestão e transição de carreira em causa própria e fazer uma atualização dos temas que são da competência dos psicólog@s.

Sim, é verdade que nos últimos anos a web ficou inundada de dicas sobre procura ativa de emprego e sim, é verdade que isso representa um importante papel pedagógico do público em geral, na perspetiva da sensibilização do mesmo para a sua Gestão de Carreira.

A própria ALENTO partilha dezenas de “sugestões práticas” nas suas redes sociais mas tal contribui muito pouco para a capacitação e mudança comparativamente a um processo de gestão de carreira, seja pela profundidade que o mesmo deve ter relativamente à história e percurso de cada pessoa, seja pelo sentido estratégico que deve estar presente na análise de cada situação individual. Ainda são muitas as pessoas que desconhecem a importância de beneficiarem de um programa de aconselhamento de carreira, aliás, a maioria não imagina tão pouco em que consiste um processo desta tipologia. Se é verdade que existe uma metodologia pela qual me rejo, também é verdade que nunca facilitei um processo semelhante a outro, porque mesmo que os desafios sejam idênticos a pessoa que os apresenta e as suas circunstâncias são sempre diferentes.

É importante que, enquanto psicólog@ que trabalha na área da Psicologia vocacional e do desenvolvimento da carreira, se permita aprofundar o conhecimento sobre o Outplacement, para que Psicologia vocacional e desenvolvimento da carreira sejam duas peças que pertencem ao mesmo puzzle e que dão pleno sentido à expressão “Psicologia vocacional e do desenvolvimento da carreira”.

São muitos os psicólog@s que intervêm em orientação vocacional, mas são muito poucos os que o fazem de acordo com as premissas do outplacement.  São ainda menos os que detêm conhecimento empírico do mercado de trabalho e, são muito, muito poucos os que trabalham ou trabalharam em contexto organizacional, em gestão de carreira e que usam esse know how para enriquecer o seu trabalho em psicologia vocacional.

A Certificação em Gestão de Carreira exclusiva para psicólog@s é acreditada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, nas áreas de formação Psicologia do trabalho, social e das organizações e Psicologia vocacional e do desenvolvimento da carreira, permitindo-lhe obter 14 créditos para a respetiva especialidade profissional.

É uma formação que lhe permite ver o mercado de trabalho pelos olhos do técnico de recrutamento e seleção, do empregador direto, do consultor de gestão de carreira e permite-lhe evoluir nas suas competências de empregabilidade, melhorando assim a sua performance na abordagem ao mercado de trabalho e desenvolver as suas competências de consultoria psicológica na área da empregabilidade e de intervenção psicológica vocacional e de carreira.

Nesta formação de psicólog@s para psicólog@s é trabalhada a carreira de forma holística e terá oportunidade de executar dinâmicas de role play e experienciar o treino real com supervisão.

É uma formação que lhe permite validar e aprofundar os seus conhecimentos numa área que carece de mais profissionais e, principalmente, de profissionais melhor preparados para lidar com todas as pessoas que procuram serviços de orientação profissional e gestão de carreira.

São 28 horas intensas, extremamente práticas e de grande aprendizagem técnica e descoberta pessoal.

Orientação Vocacional, Desenvolvimento da Carreira e Career Design não são termos nem áreas independentes ou mutuamente exclusivas, são dimensões de um percurso evolutivo na área da Psicologia vocacional e do desenvolvimento da carreira que deve ser aplicada por inteiro e nunca pela metade ou pela soma de metades.

 

Artigo de opinião da autoria de Artur Moura Queirós

Se quer dar um novo rumo à sua empresa ou carreira fale connosco hoje mesmo!

Formulário de contacto