3 Vantagens em contratar um serviço de Recrutamento e Seleção
Ligue já 910 932 815

3 Vantagens em contratar um serviço de Recrutamento e Seleção

Atrair, selecionar e contratar os melhores profissionais

Muito se fala de recrutamento e seleção, de novas contratações e da importância de escolher a pessoa certa para o lugar certo. Em primeiro lugar, importa ter presente que, segundo o Pordata, Portugal tem 99.9% de PME (dados de 2017), o que acaba por se refletir no mercado, seja porque as empresas não têm um departamento especializado para tratar dos Recursos Humanos (continuamos a ter o papel do trabalhador administrativo que trata do processamento salarial, do controlo de assiduidade), seja porque o tecido empresarial continuar a olhar para as Consultoras de RH como um gasto e não como um investimento.

Qual o custo de uma má contratação?

Olhar para a contratação de um novo quadro como algo irrelevante pode trazer consequências pesadas para uma empresa. Pense quanto lhe custa contratar e manter o trabalhador desadequado para as funções! Dependendo das tarefas, os impactos podem surgir nas vendas, na relação com o cliente final, na produção e no próprio ambiente interno que se vive na empresa. Mas não fica por aqui, se a pessoa acabar por sair aproxima-se um novo processo, mais tempo, mais custos.

As empresas devem ter presente que recrutar e selecionar um novo colaborador é um investimento de tempo e de dinheiro. Um processo de recrutamento e seleção pode durar dois meses, tempo que é usado para criar o perfil detalhado, atrair os melhores profissionais e aplicar as diferentes fases de seleção. Na sua empresa, em quanto tempo decide quem é a nova pessoa a contratar?

É certo que o impacto financeiro pode ser quantificável, mas as consequências para o ambiente da empresa e para a produtividade podem e devem ser valorizadas, pois uma empresa desmotivada torna-se menos competitiva e menos eficiente na resposta. 

Por todo este contexto deixo 3 vantagens competitivas inerentes à contratação de uma consultora para, em parceria, fazer o seu próximo processo de Recrutamento e Seleção:

Know-how

Através da contratação de uma consultora de recursos humanos sabe que tem uma equipa especializada dedicada a si e ao objetivo da sua empresa. É também altamente vantajoso para empresas que não têm um departamento especializado de recursos humanos, pois consegue o apoio de profissionais com experiência e visão estratégica.

Recorrer a uma empresa de recursos humanos também é vantajoso para que exista um maior ajuste da necessidade e das próprias fases seletivas, basta pensarmos em empresas que seguem sempre o mesmo padrão, independentemente do perfil a contratar e das especificidades do mesmo. As empresas de recursos humanos ajustam as competências a valorizar à cultura empresarial, havendo uma definição prévia do perfil, que valoriza o ambiente organizacional. O parceiro de recursos humanos vai ao encontro da visão e da cultura da empresa.

Gestão de tempo 

Delegar o processo de recrutamento e seleção liberta a empresa para que mantenha o foco naquilo que é o seu core business. Continua dedicado ao crescimento da sua empresa, ao mesmo tempo que uma entidade parceira procura o novo membro da sua equipa. 

No caso do serviço de recrutamento e seleção da Alento o processo chega ao cliente após diferentes fases de seleção e são-lhe apresentados até 3 dos melhores perfis, que correspondem não só à componente técnica, como aos valores e competências valorizadas pela empresa. Além disso são valorizados aspetos como as expectativas dos candidatos (de crescimento, salário) e especificidades que cada caso possa ter (por exemplo, motivações inerentes a idas para o estrangeiro). 

Maior alcance 

Uma empresa de recursos humanos que possua o serviço de recrutamento e seleção tem, regra geral, uma maior abrangência na atração de talentos, quer pela dimensão da sua base de dados de candidatos, quer pelas estratégias usadas para “chegar” a mais perfis. 

Imagine que divulga uma vaga da sua empresa, recebe duas dezenas de candidaturas, por norma, uma empresa de recursos humanas além de largas dezenas de candidaturas, tem também uma maior rede de parceiros que permite o contacto direto com os perfis que correspondem à vaga. Isto significa que a triagem será sempre com um número maior de candidatos, havendo diversidade nos perfis. 

Não adianta levar a cabo um processo num período de tempo curto, com 2 ou 3 profissionais se estes não corresponderem por inteiro ao perfil necessário. Não é vantajoso para as empresas ter um quadro de colaboradores que não estão identificados com os valores e cultura organizacional

O objetivo das empresas passa por contratar os melhores profissionais para as suas equipas, pois são estes que impulsionam o negócio. Lembre-se que atrair, selecionar e contratar os melhores profissionais é uma vantagem competitiva num mercado cada vez mais exigente. Além de que, o alinhamento com a cultura organizacional não pode nem deve ser esquecido, pelo impacto nas decisões estratégicas e nas finanças da empresa.

Estas vantagens que enumeramos são algumas das mais-valias que uma consultora de recursos humanos pode levar para a sua empresa. O sucesso do seu negócio faz-se não só dos colaboradores certos, como também das parcerias certas. O capital humano das empresas representa a sua maior vantagem competitiva, por isso é essencial encontrar a pessoa certa para o lugar certo. 

Descubra quais os erros mais comuns das empresas portuguesas na contratação de um novo colaborador com o nosso Ebook. Descarregue grátis AQUI ou clique no botão abaixo.

Andreia Ribeiro Contenças

Andreia Ribeiro Contenças

Especialista em Recrutamento e Seleção

O meu dia-a-dia é pautado por um desafio constante: colocar a pessoa certa no local certo. Considero tão importante a satisfação do cliente como a do candidato.

 

Se quer dar um novo rumo à sua empresa ou carreira fale connosco hoje mesmo!

Formulário de contacto