As coisas que os bons líderes dizem e fazem todos os dias
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As coisas que os bons líderes dizem e fazem todos os dias

O que faz um bom líder?

Já falamos anteriormente sobre o que significa Liderança e os vários estilos que a liderança pode assumir, sendo que uns podem ter efeitos muito positivos para a organização e as pessoas envolvidas e outros podem determinar o fracasso. 

Se analisarmos as formas de Liderança positiva e eficaz podemos perceber que as palavras utilizadas são determinantes. E todos sabemos que as palavras são muito poderosas!

Neste sentido alguns líderes utilizam frases e palavras que procuram criar impacto, ressonância e motivar quem as ouve e que parecem ser as mais acertadas e sensatas para o momento em causa. 

Aqui seguem alguns exemplos de frases que um líder poderá usar:

 “A situação é esta.”

Como forma de partilhar com a sua equipa as suas ideias e fazê-la estar a par do que se passa na empresa, o líder esclarece e clarifica todos os aspetos que têm implicações nas suas funções.

“Este é o plano.”

Para que todos sejam bem-sucedidos no trabalho que realizam devem estar conscientes de qual é o plano e os seus objetivos, elevando as potencialidades de cada um.

“Fale-me mais sobre isso.”

Escuta ativa é determinante para que cada elemento da equipa sinta que o seu contributo é válido e esteja à vontade para partilhar as suas opiniões.

“Confio em vocês.” e “Podem contar comigo.”

Confiar na equipa e mostrar que esta pode confiar no seu líder e que este os defenderá é um fator chave para que todos entendam que o sucesso depende de todos.

“Ainda podemos fazer melhor.”

Um dos papéis do líder é reconhecer em cada elemento da sua equipa as suas potencialidades e mostrá-las de forma a motivar para que seja atingido esse potencial. 

Assim muitas destas palavras traduzem algumas ações que os bons líderes fazem e que devem sempre acompanhar as frases ou expressões que utilizam:

Criam empatia 

Um dos aspetos mais relevantes para as pessoas vestirem a camisola e darem o seu melhor está relacionado com o facto de sentirem que há quem as ouça, entenda e se preocupa com o que pode ser importante para elas e com o seu bem-estar e realização, tanto a nível pessoal como profissional.

Especializar-se em áreas concretas do seu trabalho

Para que um líder consiga envolver aqueles que trabalham consigo convém estar bem preparado, conseguir responder a dúvidas que existam e aceitar o sentido crítico, fundamental à evolução e aprendizagem. Se assim não for o líder estará a passar uma mensagem de descredibilização do seu papel e da sua competência e será certo que as pessoas deixarão de o respeitar e de acolher positivamente as suas indicações.  No caso não importa que só os seus colaboradores sejam competentes, porque já o ditado dizia: “para conseguir ensinar, antes de mais é preciso saber fazer”. 

Cada minuto é precioso e tem de ser bem aproveitado 

Os líderes procuram não desperdiçar o seu tempo ou dos seus funcionários com tarefas ou reuniões desnecessárias. Se assim for cada um saberá que o seu tempo é visto como válido e respeitado. Muitas vezes pode ser mais importante fazer-se um passeio ou atividade mais descontraída para que o tempo seja mais produtivo e eficaz

Definem prioridades

Mais uma vez a sabedoria popular é sábia quando afirma “quem tudo quer, tudo perde”. Podemos aplicar isso à nossa planificação, gestão de tarefas e definição de prioridades. Saber o que temos de fazer, o que fazer primeiro e o que abandonar faz parte do processo seletivo e de aceitação de que não poderemos realizar tudo o que queremos, nem tudo da mesma forma ou com a mesma qualidade e intensidade. Para avançar com uma ideia ou um projeto irá querer saber se a sua equipa é capaz de dar aquilo que precisa e se não, como pode resolver a situação.

Sabe tomar decisões firmes e assertivas 

A responsabilidade de um líder é estar preparado para tomar decisões difíceis e que poucos mais gostariam ou se veriam a fazer. Saber fazê-lo implica assertividade, correr riscos e assumir os resultados em nome de toda a equipa, quer estes sejam bons ou maus.

Elogiam

Culturalmente tendemos a pensar que o papel de um líder é apontar os aspetos menos bons e sugerir como corrigi-los. E também poderá ser. Mas e se pensarmos no impacto que pode ter um elogio? O feedback positivo também é fundamental para a perceção de eficácia, para o sentimento de reconhecimento e motivação a continuar e melhorar. Por isso, normalmente são pessoas que sabem recompensar e comemorar os sucessos alcançados.

Agradecem

Partir do princípio que as pessoas fazem as coisas porque é o dever delas e que outra coisa não seria de esperar não é a melhor premissa nem a melhor forma de exercer liderança. É relevante as pessoas sentirem que os seus gestos relevantes são reconhecidos e agradecidos.

Fazem as perguntas certas

Fazer a pergunta certa no momento certo é tarefa bastante difícil e nem todos o conseguem, porque para o fazer implica que estejamos bastante bem preparados. É a capacidade de problematizar e questionar que nos faz estarmos consciente do ponto em que estamos e de qual queremos alcançar a seguir, perceber o que falta, o que pode ser diferente e como poderemos desenhar estratégias para o fazer. 

Agem de forma ética

Claro que neste ponto é difícil haver consenso, mas poder-se-á, ainda assim, dizer que para as coisas correrem bem, de forma justa e equilibrada é fundamental seguir um conjunto de normas, de regras que nos orientam e ajudam a perceber qual a melhor ação e decisão a tomar em momentos mais críticos e em benefício de todos. 

Resumindo, um bom líder é aquele que transmite, por palavras e ações, aquilo que considera ser mais importante para fazer a sua ideia, negócio, organização avançarem. A prioridade não é criar imitadores ou seguidores passivos, mas sim, formar outros líderes capazes de replicar e/ou dar continuidade ao seu trabalho.

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Mafalda Vasconcelos

 

Mafalda Vasconcelos

Especialista em Psicologia Vocacional e Desenvolvimento de Carreira

 

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