Não encontro trabalho na minha área: Devo desistir?
Ligue já 910 932 815

Não encontro trabalho na minha área: Devo desistir?

Sugestões para aumentar a eficácia da sua procura de emprego

O nosso percurso profissional passa por muitas fases desde que idealizamos o curso, a profissão, o caminho necessário para atingir esses objetivos e muitos são os planos e os sonhos que se vão construindo para corresponder a todo o investimento e empenho realizados. Se, desde que iniciou a sua carreira, já teve períodos mais atribulados sabe que, pensar e encontrar as soluções nem sempre é tarefa fácil e que, por vezes, tudo começa a parecer demasiado negro.

Se está a tentar encontrar trabalho na sua área e não consegue, certamente já pensou se deve continuar a tentar até conseguir ou se deverá desistir e procurar outros caminhos. Mas até quando persistir? As várias tentativas tinham como dar certo ou já estavam condenadas ao insucesso à partida?

Nestas situações é muito importante perceber que podem existir muitos fatores para não estar a conseguir emprego na sua área. Conseguir identificá-los e trabalhá-los pode ser um passo para decidir o que vai fazer a seguir e, acima de tudo, como fazê-lo de forma empenhada e com boas perspetivas futuras. Comecemos por algumas perguntas que o ajudarão a entender, porque não consegue trabalho na sua área. 

Questões para se perguntar e tentar responder

  • Conhece-se suficientemente bem para saber apresentar as suas características e competências mais relevantes para o trabalho?
  • Já fez um estudo aprofundado do mercado de trabalho (instituições/ empresas) na sua área a nível local, nacional e global?
  • A procura que está a fazer está apenas limitada a uma área geográfica circunscrita?
  • Possui os requisitos necessários para aceder ao trabalho que ambiciona?
  • De que forma tem procurado abordar o mercado? Continua a enviar o currículo por email sem ter resposta?
  • Sente que vai bem preparado, que as entrevistas lhe correm bem, mas depois não consegue ficar com a vaga? Que mais-valias tem para a empresa que o poderá recrutar?

Estas são algumas das questões que pode e deve tentar responder. Fazer este caminho é difícil até porque a desmotivação, frustração e a dúvida acerca das próprias capacidades e competências começam a surgir e a dificultar muito esta tarefa. Neste sentido deve tentar olhar para a sua carreira através dos objetivos que precisa de ir definindo ao longo do tempo (não só quando sai da escola/ faculdade) da forma mais abrangente e detalhada possível e encontrar os aspetos positivos e aqueles que devem ser melhorados. 

Num programa de Gestão de Carreira estes são alguns dos aspetos abordados. Se sente que sozinho não consegue fazer esse trabalho pode ser importante ter alguém que trabalhe consigo a eficácia e eficiência da sua procura de emprego e que aborde consigo aspetos ligados ao seu Autoconhecimento, à definição de um Plano de Marketing Pessoal e Comunicação, desenvolvendo consigo, entre outras coisas, ferramentas que deve adquirir para se posicionar no mercado de trabalho. De qualquer forma, deixamos algumas sugestões que pode começar a pôr em prática desde já. 

Explore novas formas de procura de trabalho

Se envia aleatoriamente currículos para empregadores ou responde a anúncios publicados na internet saiba que estas são formas de procura de trabalho pouco eficazes. Como formas alternativas, pode optar por analisar empresas de áreas em que gostasse de trabalhar, fazer uma triagem e depois visitar ou telefonar de modo a perceber se os empregadores estão à procura de pessoas nessa área. 

Recorra à sua Rede de Contactos

Pode também pensar nas pessoas que conhece e que cargos, contactos e informações poderão ter sobre possíveis áreas ou oportunidade de trabalho para si. Deve, por isso, alertar essas pessoas da sua rede de contactos para o facto de estar à procura de uma oportunidade, pedindo que caso saibam de alguma coisa se lembrem de si. Esta aposta na referenciação acaba por se revelar muito mais eficaz do que outros métodos que já possivelmente tentou.

Analise as suas histórias de sucesso

Para além disso, procure analisar e tentar perceber quais são as suas histórias de sucesso. Numa situação de entrevista, o recrutador valorizará situações e experiências que teve em que foi bem-sucedido, conseguiu resolver um problema e arriscou fazer algo diferente.

Pense sobre o que o realiza profissional e pessoalmente

Deve também tentar perceber o que mais o realiza profissional e pessoalmente e apostar nessas áreas/atividades. Se disparar em todas as direções, pode acontecer que consiga alguma coisa, mas também que ao fim de algum tempo perceba que não era aquilo que queria e que deve mudar. 

Construa o seu mapa de carreira

Faça um mapa das experiências profissionais que teve, das funções e papéis que desempenhava no trabalho que fazia e que competências estas lhe permitiram desenvolver. Quando o questionarem sobre isso saberá responder de forma mais segura e assertiva. 

Resumindo, se pensar de forma intencional e criar desafios e objetivos para si verá que as atividades que vai realizando nesse sentido lhe vão dando algumas das respostas de que necessita, tornando mais claro e definido o seu caminho. Mas, para que isto aconteça, de forma eficaz e duradoura, será importante que nunca pare de fazer esta análise, de se questionar sobre o quê e como está a agir para ir ao encontro dos seus planos e expectativas para o futuro. Boa sorte!

Se quer dar um novo rumo à sua carreira, conheça o programa de Aconselhamento de Carreira ALENTO.

 

Mafalda Vasconcelos

Mafalda Vasconcelos

Especialista em Psicologia Vocacional e Desenvolvimento de Carreira

Acredito que todos os percursos devem ser feitos com entrega, determinação e autenticidade. Assim, no meu trabalho, a Orientação Vocacional é uma ferramenta essencial para tomar decisões mais acertadas e ajustadas àquilo que quer Fazer e, sobretudo, ao que quer Ser no futuro. 

Se quer dar um novo rumo à sua empresa ou carreira fale connosco hoje mesmo!

Formulário de contacto