Orientação Vocacional
Ligue já 910 932 815

Orientação Vocacional

A Alento dará, assim, a cada jovem a oportunidade de, com um(a) psicólogo(a) experiente, se conhecer melhor a si mesmo e ao mundo que o rodeia, de desenvolver competências psicológicas e vocacionais e de adquirir ferramentas para (re)construir de forma autónoma e confiante o seu projeto vocacional e profissional.    

Serviço de Orientação Vocacional

  • O que é a Orientação Vocacional?

A Orientação Vocacional procura conhecer as preocupações, confusões e/ou inseguranças sentidas pelos jovens relativamente ao seu futuro e ajudá-lo a encontrar o seu caminho. A escolha da área, curso ou profissão a seguir são encarados como as primeiras grandes decisões que têm de tomar e, por isso, são muitas vezes vivenciadas com ansiedade, frustração e medo de falhar. Aqui reside a importância da Orientação Vocacional para a realização de um percurso saudável e bem sucedido.

A Alento dará a cada jovem a oportunidade de, com um(a) psicólogo(a) experiente, se conhecer melhor a si mesmo e ao mundo que o rodeia, desenvolver competências psicológicas e vocacionais e de adquirir ferramentas para (re)construir de forma autónoma e confiante o seu projeto vocacional e profissional.

 

  • O que Fazemos?

O Serviço de Orientação Vocacional presta um apoio individualizado aos jovens e estará, também, sempre disponível para ouvir e informar os encarregados de educação, uma vez que estes são fortes apoios nestas fases de mudança e transição.

Nas sessões são propostas várias atividades que visam o autoconhecimento, explorar as opções e oportunidades existentes (escolares, académicas e profissionais) mais ajustadas ao perfil do jovem, adquirir perceção das competências pessoais que podem interferir na escolha e prever/diminuir o efeito de possíveis obstáculos que venham a surgir.
O jovem poderá, ainda, contar com o apoio e aconselhamento complementar de uma equipa multidisciplinar coordenada pelo(a) psicólogo(a) responsável.

 

 

  • Como Fazemos?

Nas sessões iremos realizar, em conjunto, diferentes atividades para:

 

- Explorar a história e experiências de vida do jovem (da relação consigo e com o mundo que o rodeia) que interfiram na orientação e no seu processo de escolha (interesse por determinadas áreas, ambientes e tarefas);

 

- Atividades de exploração dos recursos internos e externos que estão inerentes à escolha vocacional;

 

- Pôr ao dispor dos jovens a possibilidade de pesquisarem, descobrirem e valorizarem um conjunto de opções, até ao momento desconhecidas, através de vários recursos como por exemplo sites e materiais informativos;

 

- Colocar e desafiar os jovens a experimentar e agir de forma direta, testando as hipóteses resultantes da exploração previamente realizada (visitas a feiras, faculdades e contacto com profissionais);

 

- Instigar o confronto com as condições do meio (familiar, social, económico, cultural) que facilitam ou dificultam a concretização das opções selecionadas;

 

- Promover a compreensão da importância da mobilização das competências pessoais para o alcance dos projetos aspirados, de forma adequada e realista.

 

Um processo de Orientação Vocacional ajusta-se a cada jovem e às suas necessidades, pelo que a sua duração não é fixa e sempre igual. No entanto, em condições normais terá uma duração compreendida entre 6 a 8 sessões de 60 a 90 minutos cada.

 
  • A Quem Se Destina?

- Adolescentes e jovens do 9º ao 12ºano e respetivos encarregados de educação, que precisem de apoio no processo de escolha, mudança, transição e/ou adaptação escolares e académicas.

 

- Jovens adultos que sintam necessidade de repensar e reavaliar os seus percursos académicos e/ou profissionais e de (re)descobrir novas oportunidades formativas e/ou de carreira.

Se quer dar um novo rumo à sua empresa ou carreira fale connosco hoje mesmo!

Formulário de contacto