INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
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INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Portugal

SER EMOCIONALMENTE INTELIGENTE!

Sobre

Quantos dos problemas que enfrentamos no dia a dia se resolveriam com Inteligência Emocional? Aprenda a reconhecer e gerir os seus próprios sentimentos e os dos outros, a se relacionar positivamente com quem o rodeia e a adaptar-se a diferentes realidades e contextos de vida.

A Inteligência Emocional revela-se na forma como conseguimos lidar com as emoções e resolvemos os problemas que vão surgindo no nosso quotidiano. Em muitos contextos, pessoais e profissionais, as competências de Inteligência Emocional são essenciais para: compreender-se a si próprio e aos outros; gerir e adequar o seu comportamento e comunicação em função disso; antecipar e minimizar conflitos. Conseguir fazê-lo é o que pode determinar uma maior qualidade de vida e bem-estar e um acréscimo da sua saúde mental. 

Esta formação permite a quem nela participa adquirir conhecimentos teóricos e práticos para conseguir reconhecer a importância da Inteligência Emocional nos seus contextos de vida pessoais e profissionais; compreender os seus princípios e conceitos; desenvolver e aplicar as competências e estratégias para melhorar comportamentos e desempenhos pessoais e profissionais positivos e emocionalmente inteligentes.

 

FORMADOR

Mafalda Vasconcelos, responsável pelo serviço de Orientação Vocacional da ALENTO, trabalha há mais de 10 anos com jovens e adultos no desenvolvimento dos seus projetos de vida e de carreira. Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses e Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Especialista Avançada em Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira.

 

FORMAÇÃO EM LIVESTREAMING

Preço: 230€, isentos de IVA

Data: 20, 25 e 27 de junho de 2024

Horário: 09h00-13h00

Duração: 12 Horas


Destinatários

Todos as pessoas que pretendam desenvolver e otimizar a sua capacidade de compreender e gerir melhor as próprias emoções e as dos outros, de modo a garantir a adaptação e o bem-estar de todos, bem como, um melhor desempenho pessoal, interpessoal e profissional nos mais diversos contextos de vida.


Objetivos

  • Compreender os princípios da Inteligência Emocional;

  • Identificar as bases e origens psicológicas e biológicas das emoções;

  • Desenvolver a capacidade para reconhecer, compreender e regular as emoções próprias e de outras pessoas;

  • Compreender o impacto da inteligência emocional em contexto de trabalho;  

  • Promover comunicação, confiança, autenticidade e habilidade para inspirar os outros;

  • Reconhecer como desenvolver competências de Inteligência Emocional em diversos contextos pessoais e profissionais (e.g. liderança, resolução de problemas/ conflitos e relacionamento interpessoal).

 

CONTEÚDOS DO CURSO

MÓDULO I – A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

  • O que é a inteligência emocional? – História e conceitos - Definir e identificar emoções e inteligência emocional

  • Mitos sobre a inteligência emocional

  • Como surgem as emoções? - Reconhecer a função das emoções e a sua importância

  • A anatomia das emoções – A estrutura cerebral e a neurobiologia das emoções - Compreender os processos neuronais associados à expressão emocional e processamento da informação

  • Teorias e modelos da inteligência emocional - Daniel Goleman e Mayer & Salovey - Identificar e caracterizar competências emocionais de acordo com os modelos da inteligência emocional

  • Características da inteligência emocional

MÓDULO II  – RECONHECIMENTO DE EMOÇÕES E GESTÃO EMOCIONAL

  • Importância da comunicação

  • Comunicação assertiva e feedback construtivo

  • Reconhecer as emoções em si e nos outros - Impacto na vida pessoal e profissional

  • Vocabulário emocional

  • Ferramentas de autoanálise emocional

  • Capitalizar as emoções de forma positiva

MÓDULO III – INTELIGÊNCIA EMOCIONAL EM CONTEXTOS DE TRABALHO

  • Perceções sobre emoções em contexto de trabalho – Reconhecer situações e desenvolver competências emocionais ajustadas

  • Gestão e regulação emocional em ambiente profissional - Ultrapassar barreiras e conflitos

  • Inteligência emocional e liderança

  • Potenciar o melhor de si mesmo e dos outros

 

A abertura de cada formação requer um número mínimo de formandos.

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