Portugal
SER EMOCIONALMENTE INTELIGENTE!
Quantos dos problemas que enfrentamos no dia a dia se resolveriam com Inteligência Emocional? Aprenda a reconhecer e gerir os seus próprios sentimentos e os dos outros, a se relacionar positivamente com quem o rodeia e a adaptar-se a diferentes realidades e contextos de vida.
A Inteligência Emocional revela-se na forma como conseguimos lidar com as emoções e resolvemos os problemas que vão surgindo no nosso quotidiano. Em muitos contextos, pessoais e profissionais, as competências de Inteligência Emocional são essenciais para: compreender-se a si próprio e aos outros; gerir e adequar o seu comportamento e comunicação em função disso; antecipar e minimizar conflitos. Conseguir fazê-lo é o que pode determinar uma maior qualidade de vida e bem-estar e um acréscimo da sua saúde mental.
Esta formação permite a quem nela participa adquirir conhecimentos teóricos e práticos para conseguir reconhecer a importância da Inteligência Emocional nos seus contextos de vida pessoais e profissionais; compreender os seus princípios e conceitos; desenvolver e aplicar as competências e estratégias para melhorar comportamentos e desempenhos pessoais e profissionais positivos e emocionalmente inteligentes.
Mafalda Vasconcelos, responsável pelo serviço de Orientação Vocacional da ALENTO, trabalha há mais de 10 anos com jovens e adultos no desenvolvimento dos seus projetos de vida e de carreira. Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses e Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Especialista Avançada em Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira.
Preço: 230€, isentos de IVA
Data: 20, 25 e 27 de junho de 2024
Horário: 09h00-13h00
Duração: 12 Horas
Todos as pessoas que pretendam desenvolver e otimizar a sua capacidade de compreender e gerir melhor as próprias emoções e as dos outros, de modo a garantir a adaptação e o bem-estar de todos, bem como, um melhor desempenho pessoal, interpessoal e profissional nos mais diversos contextos de vida.
Compreender os princípios da Inteligência Emocional;
Identificar as bases e origens psicológicas e biológicas das emoções;
Desenvolver a capacidade para reconhecer, compreender e regular as emoções próprias e de outras pessoas;
Compreender o impacto da inteligência emocional em contexto de trabalho;
Promover comunicação, confiança, autenticidade e habilidade para inspirar os outros;
Reconhecer como desenvolver competências de Inteligência Emocional em diversos contextos pessoais e profissionais (e.g. liderança, resolução de problemas/ conflitos e relacionamento interpessoal).
MÓDULO I – A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
O que é a inteligência emocional? – História e conceitos - Definir e identificar emoções e inteligência emocional
Mitos sobre a inteligência emocional
Como surgem as emoções? - Reconhecer a função das emoções e a sua importância
A anatomia das emoções – A estrutura cerebral e a neurobiologia das emoções - Compreender os processos neuronais associados à expressão emocional e processamento da informação
Teorias e modelos da inteligência emocional - Daniel Goleman e Mayer & Salovey - Identificar e caracterizar competências emocionais de acordo com os modelos da inteligência emocional
Características da inteligência emocional
MÓDULO II – RECONHECIMENTO DE EMOÇÕES E GESTÃO EMOCIONAL
Importância da comunicação
Comunicação assertiva e feedback construtivo
Reconhecer as emoções em si e nos outros - Impacto na vida pessoal e profissional
Vocabulário emocional
Ferramentas de autoanálise emocional
Capitalizar as emoções de forma positiva
MÓDULO III – INTELIGÊNCIA EMOCIONAL EM CONTEXTOS DE TRABALHO
Perceções sobre emoções em contexto de trabalho – Reconhecer situações e desenvolver competências emocionais ajustadas
Gestão e regulação emocional em ambiente profissional - Ultrapassar barreiras e conflitos
Inteligência emocional e liderança
Potenciar o melhor de si mesmo e dos outros
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